A TV5A publicou uma matéria sobre o registro de um boletim de ocorrência (B.O), feito pelos servidores do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), onde relataram que o Hospital Universitário (HU) estaria demorando para liberar as macas das ambulâncias.
Diante de tal atitude, a prefeitura municipal de São Carlos resolveu solicitar uma auditoria sobre a ocupação dos leitos no referido hospital.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Município, após o resultado, uma reunião será marcada para diagnosticar o problema da demora da liberação das macas do SAMU.
Já o Hospital Universitário informou que não recebeu oficialmente nenhum pedido de auditoria e disse ainda que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) manda toda segunda-feira auditores para acompanhar as ocupações na unidade hospitalar.
Como já falamos em outra oportunidade, existe uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), que proíbe a retenção de macas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiro por hospitais públicos e privados.
O projeto que deu origem à Lei 17.620/23 é de autoria dos deputados Coronel Telhada (PP) e Márcio Nakashima (PDT) e foi aprovado pelo Plenário da Alesp em dezembro de 2022.