O Santos amargou a sua segunda derrota seguida na Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite de segunda-feira, o Peixe perdeu por 2 a 1 para o Botafogo-SP, no Estádio do Café, em Londrina (PR), pela oitava rodada do torneio. Douglas Baggio e João Costa fizeram dois golaços para os visitantes, enquanto Joaquim descontou.
Com o resultado, o Alvinegro Praiano desperdiçou a chance de retomar a liderança da competição. A equipe caiu para terceiro, com 15, dois a menos que o Goiás, que está na ponta. A Pantera, por sua vez, subiu para 16º, com sete.
Apesar do mando ser do Santos, a diretoria alvinegra decidiu levar o embate desta noite para Londrina. A ideia era contar com um público maior em relação à Vila Belmiro, já que o clube está punido pelo STJD. 20% da arquibancada precisou ser interditada, assim como será nos próximos dois jogos do time como mandante.
O Santos volta a campo na próxima sexta-feira, quando visita o Novorizontino, pela nona rodada da Série B. A bola rola no gramado do Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi a partir das 21 horas (de Brasília). O Botafogo-SP encara o CRB no sábado, às 17 horas, fora de casa.
O jogo
O Peixe tentou se impor desde o começo no Estádio do Café. O time chegou pela primeira vez aos 11 minutos. JP Chermont cruzou com precisão e Joaquim, na pequena área, cabeceou por cima.
Logo na sequência, Pituca arriscou da entrada da área e parou em João Ricardo. No rebote, Willian pegou firme e parou mais uma vez no goleiro. Já aos 27, Giuliano fez boa jogada individual pelo meio e abriu para Patati, que cruzou rasteiro para Bigode. O atacante bateu de primeira, porém em cima da defesa.
E as chances perdidas acabaram custando caro. Com o relógio marcando 42 minutos, Douglas Baggio dominou pela direita, cortou para o meio e acertou um lindo chute no ângulo, sem chances para Gabriel Brazão, para colocar os visitantes na frente.
Em desvantagem, o Santos tentou intensificar a sua pressão. Instantes depois do tento, Weslley Patati soltou o pé da meia-lua e carimbou a trave.
2º tempo
Na volta do intervalo, o Botafogo-SP repetiu a dose e ampliou o placar com mais um golaço. Com cinco minutos, João Costa partiu com liberdade no meio de campo e soltou um foguete, no ângulo.
A partir de então, o Peixe se lançou com tudo ao ataque. Aos 20, Otero cobrou falta com veneno, Joaquim dividiu com João Ricardo, a bola quicou no gramado e beijou o travessão.
Cinco minutos depois, Escobar aproveitou a sobra na entrada da área e tirou tinta da trave. No lance seguinte, em cobrança de escanteio, Rodrigo Ferreira cabeceou com perigo, pelo lado. Depois, foi a vez de Cazares tentar. O meia cortou o defensor e bateu para a defesa do goleiro.
Já aos 28, o Santos enfim conseguiu furar a defesa rival. Em cobrança de escanteio de Cazares, Joaquim cabeceou na trave. No rebote, o próprio zagueiro empurrou para a rede para descontar.
Aos 31, quase saiu o empate. Hayner cruzou na medida para Bigode, que ajeitou para Escobar. O lateral esquerdo se atirou na bola, mas parou em João Ricardo, que operou um milagre para evitar o gol. Aos 38, Cazares cobrou tiro de canto e Toró, na tentativa de cortar, mandou no travessão.
Do outro lado, Carlos Manuel saiu cara a cara com Brazão e teve uma chance de ouro de matar o confronto aos 41 minutos. O volante tentou de cavadinha e parou em Pituca.
Nos minutos finais, o Santos tentou de tudo para empatar, porém nada deu certo e o placar se manteve 2 a 1 para o Botafogo-SP.