Ricardo Viani, professor da UFSCar no Centro de Ciências Agrárias (CCA), campus Araras, lançou um livro que une espécies arbóreas e canções da música popular brasileira. Duas paixões, segundo o autor, que é engenheiro agrônomo pela Universidade Estadual de Londrina (2002) e Doutor em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (2010). O título da publicação é As Árvores e a Música Brasileira (Editora IPEF, 442 p.)
Mas as conexões de Ricardo Viani vão ainda um pouco mais longe. A inspiração do autor está nas ondas sonoras de rádio. O livro foi concebido a partir do podcast homônimo apresentado na Rádio UFSCar, o livro compila cerca de 600 canções que falam de árvores e apresenta descrições e fotografias de mais de 200 espécies arbóreas, nativas e exóticas do Brasil, citadas nestas canções.
"As árvores são essenciais à vida de milhares de espécies, inclusive à humana, e em maior ou menor grau estão no dia a dia de todas as pessoas. A música, como as árvores, permeia a vida de praticamente todos nós", explica Ricardo Viani.
Destinada a todos que se interessam por natureza, árvores ou por música e cultura popular brasileira, a obra procura tornar o conteúdo técnico-científico sobre árvores acessível a todos e todas. Além disso, o livro apresenta o diversificado cancioneiro relacionado ao tema e a tão rica cultura popular que temos no país, abrindo as portas para o apreço por novos sons e artistas. A obra conta com prefácio do importante violeiro, compositor e cantador mineiro Chico Lobo.
"É um livro tanto para botânicos e quem trabalha com ou gosta de árvores quanto para um público leigo e mais amplo que simplesmente gosta de natureza, plantas e/ou música", reitera Ricardo Viani. A versão digital do livro pode ser acessada gratuitamente em https://www.ipef.br/publicacoes/as-arvores-e-a-musica-brasileira/.