A ação acontece nas Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas e para População em Situação de Rua


A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial (DGCA), promoveu na tarde da última terça-feira (04/06), mais uma ação preventiva no combate ao câncer bucal. Desta vez a Instituição de Longa Permanência para Pessoas Idosas “Helena Dornfeld” recebeu a equipe de odontologia do Dr. Luís Guilherme Manelli, que realizou a avaliação para prevenção do câncer bucal, além de avaliar os dentes e próteses dos idosos.

Esse trabalho teve início no final do mês de maio com o diagnóstico realizado no Centro de Referência da População em Situação de Rua (Centro POP), que atende em média 80 pessoas em situação de rua, e termina no Cantinho Fraterno no próximo dia 11 de junho. Somente nas duas instituições de longa permanência serão atendidos aproximadamente 100 idosos. 

A campanha busca estimular ações preventivas e educativas relacionadas a prevenção do câncer bucal, que é um tumor maligno que afeta lábios, gengiva, bochecha, céu da boca, língua (mais as bordas), e região de assoalho de língua. É mais comum em homens de mais de 40 anos. Os fatores de risco são exposição ao sol, alcoolismo e tabagismo. 

Ademir Bitelli, presidente da Associação Beneficente Helena Dornfeld, ressalta a importância de ações como essa e destaca também a importância do calor humano e da doação do tempo para uma visita. “Toda ação que a Prefeitura faz aqui é importante, especialmente essa da prevenção do câncer bucal, porque os idosos não têm como se deslocar para ir até um dentista e a Prefeitura sempre está colaborando com essas ações, já vieram aqui oftalmologistas, enfermeiras para aplicar vacinas e agora essa campanha de prevenção do câncer bucal. Tudo isso é importante, porém a doação do amor, que não custa nada, somente um tempo para vir aqui, conversar, cumprimentar, são fundamentais, então não é somente trazer as necessidades deles, doar um bem físico ou dinheiro, mas doar seu tempo, isso traz felicidade no dia, na semana e contribui muito na qualidade de vida deles”, disse Ademir, lembrando que as visitas podem ser agendadas pelo telefone (16) 3416 1567. 

Luís Guilherme Manelli, dentista da rede municipal de Saúde, enfatiza que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura da doença. “É o quarto tumor mais prevalente em homens e o diagnóstico precoce do câncer facilita o tratamento da doença e aumenta as chances de cura. A campanha tem como objetivo revelar alterações que identifiquem tumores em estágios iniciais, é importante pois é com o diagnóstico precoce que obtemos mais sucesso no tratamento e cura da doença”.

Ângela dos Santos, Articuladora de Saúde Bucal do DGCA e supervisora da campanha, destaca a importância do diagnóstico e de uma melhor atenção na saúde bucal dos idosos e moradores em situação de rua. “Existe uma necessidade grande em avaliar esse grupo de pessoas em decorrência de uma carência de informações e de um acompanhamento e abordagem especial, muitos são acolhidos sem o hábito da higiene bucal e a precariedade da situação bucal são notórias, o que facilita o aparecimento de lesões e de possíveis doenças, além de prejudicar a qualidade de vida dos idosos e da população em situação de rua”, finaliza Ângela.

A Instituição de Longa Permanência para Pessoas Idosas “Cantinho Fraterno” vai receber a campanha no próximo dia 11 de junho, a partir das 14h.

Deixe seu Comentário