Na Tribuna Livre da sessão plenária de terça-feira (25), a Câmara recebeu o escritor Antonio Fais, presidente da Academia Literária de São Carlos (ALSCar), que oficializou convite a população para comparecer à solenidade de instalação da ALSCar agendada para o próximo dia 10 de julho no Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão.
Fais informou que a entidade sem fins lucrativos foi fundada em dezembro de 2022, de início 26 com membros fundadores que atuam em favor da cultura e da literatura, tendo lançado diversos livros e participado de projetos culturais na cidade.
Segundo ele, o modelo para a criação da Academia Literária difere daquele composto por intelectuais distantes do povo, pois contempla o trabalho de cada escritor como uma empresa nascente, uma start up e busca atuar como acelerador desse processo.
“Esse trabalho conta muito com apoio da política, pois a literatura traz divisas para a cidade e queremos desenvolver projetos, não simplesmente a literatura contemplativa, queremos atuar fortemente na formação de estudantes, professores e por isso é importante todo este movimento literário”, declarou.
Ainda em sua fala, o escritor destacou a importância de São Carlos possuir o título de “Capital do Conhecimento” e defendeu que possa ser criada uma Secretaria Municipal de Cultura.
Durante a solenidade de instalação da ALSCar será lançada a coletânea “Academia Literária de São Carlos em prosa e verso”.