Esse foi o primeiro a receber os equipamentos monitorados 24h pela Guarda Municipal; os outros Ecopontos também terão.
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) concluiu nesta sexta-feira, 19/07, o trabalho de instalação de câmeras de segurança no Ecoponto do bairro São Carlos VIII. A medida faz parte de uma concepção ampla da autarquia para preservar estes espaços que, esporadicamente, têm sido alvo de vândalos que depredam os locais, como também de pessoas que depositam resíduos nas calçadas durante as madrugadas, quando eles estão fechados.
A parceria entre SAAE e Guarda Municipal, pretende diminuir ou acabar com os casos de incêndios, vandalismos, furtos, presença de usuários de entorpecentes e o despejo irregular de entulho nas calçadas. É, também, uma busca pelo desenvolvimento tecnológico do SAAE. Nos espaços, há alarme, com sensor de presença, câmeras de monitoramento, com filtro infravermelho, reconhecimento de face e inteligência perimetral, que detecta movimentação de pessoas e veículos.
O sistema estará permanentemente interligado à Guarda Municipal. Caso alguém invada o local, por exemplo, o Centro de Monitoramento da GM é automaticamente informado, tanto pelas imagens das câmeras quanto pelo alarme. O Secretário Municipal de Segurança Pública, Samir Gardini, afirma que a Guarda Municipal, assim como desempenha o cuidado com outros prédios públicos, dedicará a mesma atenção aos Ecopontos também, já que terá a visão em tempo real durante as 24 horas do dia. “O esforço deve ser conjunto, de todos os agentes envolvidos. Tudo o que somar, significar avanço, tenham absoluta certeza que a Guarda Municipal estará presente e atuante”.
De acordo com o Gerente de Tecnologia da Informação do SAAE, Glauco Piovesan, “a instalação desses modernos equipamentos de segurança reforça o compromisso da autarquia em continuamente aprimorar as atividades prestadas, utilizando as mais avançadas tecnologias disponíveis no mercado, que estão alinhadas aos serviços públicos municipais existentes”.
O presidente do SAAE, Engenheiro Mariel Olmo, acredita que esta atitude garantirá a preservação desses equipamentos públicos que pertencem a toda a população de São Carlos. “Começamos pelo Ecoponto do São Carlos VIII porque, como todos sabem, dos cinco em funcionamento, foi o que mais sofreu com a ação de pessoas inescrupulosas, que depredaram e até furtaram equipamentos, como torneiras, portas, vasos sanitários, fiação elétrica, etc. Mas os demais Ecopontos terão o mesmo olhar e o mesmo cuidado do SAAE. Um investimento necessário da autarquia que, em parceria com a GM, torço para que seja muito benéfico”.