O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) concluiu, depois de quatro meses, a reforma estrutural que teve adequação, ampliação, pintura e segurança, na ordem de R$ 1,2 milhão, nos cinco Ecopontos de São Carlos: Cidade Aracy, São Carlos VIII, Jardim Medeiros, Jardim Paulistano e Vida Nova (Planalto Verde).
HORÁRIOS DE ATENDIMENTO - Todos eles têm o mesmo horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h. É importante que a população respeite com rigor estes horários, além de não jogar resíduos nas calçadas.
DESCARTES CORRETOS - Podem ser descartados nos Ecopontos alguns resíduos de construção civil, podas, móveis, volumosos como sofás, poltronas, colchões e armários, eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos, pneus e materiais recicláveis. Convém ressaltar, porém, que há restrições de descarte em cada Ecoponto, bem como limites de quantidade por pessoa e por dia. Para saber sobre o que é e não permito em cada unidade, basta acessar o site ecologica.saocarlos.sp.gov.br. Neste espaço virtual, existe um conjunto extraordinário de informações sobre os Ecopontos, além de outras atividades como coleta seletiva, logística reversa, resíduos domiciliares, entre outros, bem como legislação atual.
ENDEREÇOS ECOPONTOS – O Ecoponto do São Carlos VIII fica na Rua Capitão Luiz Brandão, 1.847, esquina com a Avenida Cônego Volpe; o Ecoponto da Cidade Aracy está localizado na Avenida Arnoldo Almeida Pires, 1.507; o Ecoponto Vida Nova, no bairro Planalto Verde, na Avenida Regit Arab, 1.205; já o Ecoponto do Jardim Paulistano fica na Rua Indalécio de Campos Pereira, 1.120, esquina com a Rua Américo J. Canhoto; e o Ecoponto do Jardim Medeiros, é na Rua Aristodemo Pelegrini, s/n, esquina com a Rua João Genovez.
CÂMERAS DE SEGURANÇA - Por enquanto, apenas o Ecoponto do São Carlos VIII tem câmera de segurança, monitorada 24h pela Guarda Municipal. A instalação desse equipamento começou por este local porque foi o que mais teve ação de vândalos e furtos. Mas convém registrar que os demais quatro Ecopontos também receberão os mesmos dispositivos de segurança. Nos Ecopontos não pode, em hipótese alguma, haver descarte fora dos horários permitidos, principalmente durante as madrugadas. Há lei federal (9.605/1998) e lei municipal (19.926/2020) que regem esta determinação e quem descumpre está sujeito a multa.
De acordo com o Gerente de Manejo de Resíduos do SAAE, Fabiano Couto, houve um esforço enorme e um empenho grandioso de diversos servidores da autarquia, além dos terceirizados, para esta conquista. “Para que São Carlos chegasse a este estágio, com seus cinco Ecopontos em nova versão, limpos, adequados, espaçosos e seguros, e em pleno funcionamento, a orientação que recebemos do presidente Mariel Olmo foi para que tivéssemos zelo e cuidado nesta prestação de serviço à comunidade. E foi assim que agimos. Pedimos, agora, para que os usuários destes espaços respeitem dias e horários de descarte, bem como materiais e quantidades que eles têm condições de absorver”.
Já o presidente do SAAE, Engenheiro Mariel Olmo, salientou que esta foi mais uma conquista de São Carlos para promover o cuidado com o meio ambiente. “Desde que a autarquia assumiu a responsabilidade da gestão de resíduos, para além da água, esgoto e drenagem, tivemos um trabalho sem trégua para proporcionar os melhores espaços possíveis nos Ecopontos. Eles precisam ser locais limpos de acolhida e respeito a cada usuário. E modéstia à parte, foi o que conseguimos e, agora, entregamos para toda a população são-carlense”.