Recentemente foi divulgada a lista dos vencedores da oitava edição da Copa Cervecera Mitad del Mundo 2024, maior concurso de cervejas artesanais do Equador. A premiação acontece anualmente durante o verão. Centenas de cervejarias latino-americanas foram avaliadas por um júri formado por profissionais renomados do setor, incluindo juízes internacionais. Esse ano, a cervejaria Ashby recebeu o prêmio de Melhor Cervejaria do Brasil.
A Ashby foi criada em 1993 pelo americano Scott Ashby, que queria trazer para o Brasil o conceito de cervejas especiais dos EUA. Ela está localizada na região de Amparo, interior de São Paulo. Graças ao pioneirismo e as receitas elaboradas, a cervejaria conquistou consumidores em todo o país, além de prêmios nacionais e internacionais.
Além do prêmio de Melhor Cervejaria do Brasil, a Ashby ainda conquistou duas medalhas de ouro com dois rótulos que fazem parte do portfólio da empresa. A primeira é a Ashby Weiss, uma cerveja feita com maltes de trigo. Além disso, como é comum no estilo, ela não é filtrada, o que a deixa naturalmente turva e acumula leveduras no fundo da garrafa.
A Ashby Weiss possui mais de 10 medalhas conquistadas em diversos concursos cervejeiros renomados, incluindo mais de três medalhas de ouro. Já a outra cerveja premiada no Campeonato COPA Cervecera Mitad del Mundo 2024 foi a Ashby Pilsen Puro Malte.
Ela foi lançada com o objetivo de comemorar os 25 anos da cervejaria, e é uma cerveja leve, dourada e refrescante. A Pilsen Puro Malte também coleciona medalhas em premiações nacionais e internacionais, tendo mais de cinco prêmios em seu currículo.
“A América Latina tem ganhado cada vez mais protagonismo no meio cervejeiro, já que é uma região que possui cervejarias renomadas que oferecem bebidas de qualidade, então é muito importante para o setor ter eventos como a Copa Cervecera Mitad del Mundo. Só de termos conquistado duas medalhas de ouro já é uma grande vitória, mas sermos eleito a Melhor do Brasil, faz com que essa conquista seja um marco na nossa história”, afirma Scott Ashby, fundador da Ashby.
Sobre a Ashby
Foi no ano de 1993 que Scott Ashby, americano que chegou ao Brasil em 1992, decidiu montar, na cidade de Amparo, SP, a primeira Micro Cervejaria do Brasil, a fim de trazer ao país o conceito de cervejas especiais dos EUA. Scott, formado em Física, apaixonado por cervejas, ingressou no curso de Mestre Cervejeiro na Universidade da Califórnia no ano de 1990 e, logo em seguida começou a trabalhar na cervejaria americana Wasatch, onde permaneceu por dois anos. Antes disso, Scott já era homebrewer e produzia cervejas para seus amigos, que rapidamente consumiam toda a produção caseira.
E a diferenciação da empresa já começou quando pensou em montar uma fábrica na cidade de Amparo, SP, circuito das Águas Paulistas. Como essas bebidas são compostas por 90% de água, a qualidade desta na fabricação é extremamente relevante. Por isso a Ashby escolheu estrategicamente o melhor lugar para suas instalações. As águas de Amparo, além de conservar a pureza que brota da terra, têm um equilíbrio excelente entre sais e minerais tornando-a perfeita para a fabricação de chopes e cervejas de qualidade ímpar.
Foi graças à Ashby que o cenário do mercado nacional começou a experimentar um novo conceito de cervejas diferenciadas, o que antes era privilégio para poucos.