Este ano, a maior rede privada de bancos de alimentos da América Latina, Sesc Mesa Brasil, completa 30 anos de atuação no combate à fome e ao desperdício de alimentos. Todos os dias, o programa coleta alimentos em empresas doadoras e os entrega a instituições sociais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Para celebrar os resultados obtidos em três décadas, o Sesc Mesa Brasil está realizando uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis nas unidades do Sesc. Em São Carlos, o Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região também é um ponto de coleta. As doações, que serão destinadas para instituições sociais atendidas pelo Sesc Mesa Brasil, podem ser feitas na sede do Sincomercio São Carlos (rua Riachuelo, 130, São Carlos, SP) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O objetivo é mobilizar as pessoas a conhecerem e contribuírem ao trabalho sólido que o Sesc, instituição mantida pelo empresariado do comércio de bens, serviços e turismo, desenvolve junto das empresas doadoras e que conta com reconhecimento nacional e internacional, tendo sido certificado como parceiro do programa Fome Zero, criado pelo Governo Federal Brasileiro, logo em seu início no ano de 2003.

Programação dos 30 anos do programa Sesc Mesa Brasil

Trinta anos após sua criação, o programa Sesc Mesa Brasil se mantém necessário, especialmente com o Brasil de volta ao Mapa da Fome, ocupando o 63º lugar e um percentual de 15,5% da população (33,1 milhões de pessoas) em insegurança alimentar grave – segundo o II Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil (II VIGISAN), apoiado pelo Sesc São Paulo. A iniciativa evita o desperdício e fortalece a responsabilidade social nas empresas que doam, e permite a manutenção de vários projetos parceiros. Mais de 1.200 instituições sociais estão cadastradas e recebem as doações do programa, em 102 cidades no estado. Somente em 2023, quase 6 mil toneladas de alimentos foram distribuídas.

Diante dessa realidade, o Sesc São Paulo está promovendo uma série de ações gratuitas que marcam os 30 anos do Sesc Mesa Brasil, para chamar a atenção e promover a reflexão sobre a fome e desperdício de alimentos, com destaque para o Festival Sesc Mesa Brasil e para Seminário Internacional Sistemas Alimentares: Oportunidades para Combater a Fome e o Desperdício no Brasil, realizado no dia 6 de agosto, no Sesc Belenzinho, resultado da parceria do Sesc com The Global FoodBanking Network (GFN), com a participação da Harvard Law School.

O público terá acesso também, nos meses de agosto e setembro, a cursos, oficinas e bate-papos gratuitos que, até então, eram voltados apenas às instituições sociais atendidas pelo Sesc Mesa Brasil e empresas doadoras. São ações educativas que tratam da importância da alimentação adequada e saudável; boas práticas relacionadas ao recebimento, armazenamento, preparo e distribuição dos alimentos; além de técnicas culinárias como as de aproveitamento integral dos alimentos. Essas ações acontecem na capital e Grande São Paulo, nas unidades Campo Limpo, Carmo, Itaquera, Interlagos, Ipiranga, Mogi das Cruzes, Osasco e Santo André; e, no interior e litoral, nas unidades Araraquara, Bauru, Campinas, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José dos Campos, Rio Preto, Sorocaba e Taubaté. 

Programação completa em sescsp.org.br/sescmesabrasil30anos

Sobre o Sesc Mesa Brasil

Fundamentado no princípio de que a alimentação é um direito de todos, o Sesc Mesa Brasil une empresas, instituições sociais e pessoas voluntárias com o objetivo de minimizar a fome, a insegurança alimentar e o desperdício.

O programa é formado por duas ações: a primeira, denominada Colheita Urbana, estabelece a conexão entre empresas doadoras de alimentos que perderam o valor comercial, mas que estão próprios para o consumo, e instituições sociais que os utilizam para complementar as refeições servidas às pessoas por elas assistidas, além de atender famílias em situação de insegurança alimentar. A segunda é de caráter educativo e promove cursos e oficinas voltados a instituições sociais beneficiadas e empresas doadoras, com o propósito de sensibilizar e orientar sobre a importância da alimentação adequada e saudável, boas práticas relacionadas ao recebimento, armazenamento, preparo e distribuição dos alimentos, além de técnicas culinárias como as de aproveitamento integral dos alimentos, contribuindo com a qualidade das refeições servidas nesses espaços.

Em São Paulo, o programa conta com o Centro de Captação e Armazenagem Mesa Brasil - CECAM, espaço que tem por objetivo captar e armazenar grandes quantidades de doações vindas de distribuidores e produtores de legumes, verduras e frutas, além dos itens provenientes do comércio e da indústria.

Histórico do programa

Em 1994, o Sesc São Paulo deu início às pesquisas que levariam à criação de seu próprio programa de combate à fome, o Mesa São Paulo. No mesmo ano, é instalado o Cozinha Central do Mesa São Paulo no Sesc Carmo. A unidade na região central da capital paulista enviava refeições preparadas para as instituições beneficiadas. No ano anterior, uma das iniciativas que lançou luz sobre a causa foi a campanha da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida, do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. O Sesc apoiou várias atividades da campanha.

Em 1997, o programa do Sesc implementou o sistema de Colheita Urbana, em que todos os dias, pela manhã, os caminhões do programa dirigem-se a empresas doadoras e coletam alimentos que seriam desperdiçados, mas estão em condições adequadas para consumo. No mesmo dia, distribuem os itens a instituições sociais cadastradas. A partir dali outros estados do país começaram a adotar o modelo. Em 2003, já com atuação nos 26 estados e no Distrito Federal, o programa recebeu o nome de Mesa Brasil Sesc e, mais recentemente, passou a ser conhecido como Sesc Mesa Brasil.

Em 2013, passa a ser reconhecimento pelo The Global FoodBanking Network (GFN), organização sem fins lucrativos comprometida com a criação e fortalecimento de bancos de alimentos em todo o mundo, como ação eficiente no combate à fome e ao desperdício.

E, em 2015, é criado o CECAM - Centro de Captação e Armazenagem Mesa Brasil, em São Paulo, espaço destinado a captar, armazenar e distribuir grandes volumes de alimentos. 

Saiba mais sobre o programa em sescmesabrasil.sescsp.org.br

Deixe seu Comentário