Município abriu 42 postos de trabalho em outubro, segundo dados do Caged, divulgados nesta quinta (28)

São Carlos mantém uma trajetória favorável na geração de empregos, registrando saldo positivo por dez meses consecutivos. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, em outubro, o município criou 42 novos postos de trabalho. No acumulado do ano, a cidade abriu 4.062 vagas, dentre as quais, 1.902 foram geradas pelo setor industrial. O levantamento do Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, foi divulgado nesta quinta-feira (28). 

“Ao longo de 2024, estamos percebendo um fortalecimento do setor industrial na cidade, com empresas lançando novos produtos, abrindo novos mercados e  aumentando sua capacidade de produção, e os dados do Caged reforçam esta percepção. Importante lembrar que os empregos na indústria, em geral, têm um caráter mais duradouro, pois o industrial investe no treinamento de sua mão de obra, o que reflete na melhoria da economia da cidade como um todo, pois em geral, a indústria paga os melhores salários em relação aos demais setores da economia”, explica Marcos Henrique dos Santos, diretor titular do Ciesp São Carlos.

Os dados do Caged são coletados junto às empresas e abarcam o setor privado com carteira assinada, isto é, não incluem os trabalhos informais. O estudo apontou que em outubro houve 4.013 admissões e 3.971 desligamentos gerados pelos principais setores econômicos de São Carlos, em um estoque de 89.098 empregos formais. 
A indústria gerou 67 novas vagas, enquanto o comércio abriu 64 postos de trabalho, no mês. Já o saldo na construção foi de 15 empregos e no agronegócio, 11. O setor de serviços, que vinha positivo desde o início do ano, teve uma queda em outubro e acabou fechando 115 postos de trabalho.  

Para o diretor do Ciesp, a geração de empregos pode se manter para os próximos meses. “Sempre é difícil prever o longo prazo no Brasil, mas tudo indica que esta tendência de aumento do emprego na indústria se mantenha. Os indicadores de crescimento do PIB e a manutenção da cotação do dólar em patamares elevados, que favorece a exportação, beneficiam a indústria da cidade, que tem grande diversificação na linha de produtos e que se mostra competitiva nos mais variados segmentos”, ressalta.

Com a expectativa positiva, a recomendação é que os interessados em trabalhar na indústria estejam atentos e busquem qualificação para estar preparados sempre que a oportunidade de trabalho aparecer

Deixe seu Comentário