Para marcar o Dia Internacional do Consumidor, celebrado em 15 de março e a Semana do Consumidor, o PROCON São Carlos, em parceria com o Shopping Iguatemi, instalou um posto de atendimento no local. O objetivo é orientar os consumidores sobre seus direitos e promover uma ação de renegociação de dívidas. O atendimento acontece até a próxima sexta-feira (14/03), sempre das 10h às 16h. A Semana do Consumidor é uma campanha anual que visa conscientizar os consumidores sobre seus direitos e responsabilidades, além de incentivar as empresas a adotar práticas comerciais éticas e responsáveis.

“O Dia do Consumidor passou a ser uma ideia fixa desde o ano de 1962, após um discurso do então presidente dos EUA, John Kennedy, que salientou que o consumidor tem direito essencialmente à segurança, à escolha, à informação e de ser ouvido. Anos mais tarde, em 1985, a Organização das Nações Unidas oficializou a data que se popularizou mundo afora. Esse fato foi importante porque a ONU reconheceu que há um desequilíbrio, uma desigualdade nessa relação”, explicou o diretor do Procon, Tiago Nonato de Souza.

No Brasil, a comemoração também não é nova, mas ganhou mais força depois da publicação da Constituição, em 1988, que previu o direito de defesa dos compradores. Em 1990, quando foi criado o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, a data ficou mais presente no imaginário dos brasileiros e as marcas passaram a programar descontos e comemorações para esse dia. 

A secretaria municipal de Justiça, Jaqueline Costa Silva Freitas,  participou da abertura da Semana do Consumidor e participou da palestra com o tema “Principais direitos dos consumidores na hora das compras”, ministrada por Leila Arruda, chefe de Seção do Procon.

Deixe seu Comentário