A Secretaria de Cultura e Turismo de São Carlos (SMCT) participou na última sexta-feira (28/03) do Workshop ValorizaSP - Gestão Pública, plataforma de capacitação e troca de conhecimento do setor de turismo, voltado a informação e qualificação dos gestores públicos municipais, promovido pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) e a Fundação  de  Apoio  a Pesquisa, Ensino,  Tecnologia e Cultura (FAPETEC), na cidade de Bauru-SP.

Durante o evento foram abordados temas como Ações da Setur, pelo secretário Roberto de Lucena, programas e calendários de eventos da  Coordenadoria de Turismo (COTUR), com  Ana Clemente;  informações sobre o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR), que atualmente congrega 70 municípios denominados Estâncias Turísticas e 140 municípios classificados como Municípios de Interesse Turístico – MIT; por Aline Bernardo; orientações sobre o Inventário Turístico, por Vanilson Ficket;  e a palestra de Gregory Andrade sobre o CREDITUR, maior Programa de Crédito e Investimentos Turísticos do Brasil coordenado pela Setur/Governo do Estado de São Paulo com atendimento e orientações sobre perguntas e dúvidas.

O secretário de Estado de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, acompanhado do deputado estadual Sebastião Santos, fez a abertura do Workshop, frisou que reuniões como essa apresentam as ferramentas que o Governo do Estado tem, através da Setur, a disposição dos municípios para ativar todo o potencial turístico nas  mais diversas regiões e cada município tem a sua vocação.

“Precisamos pensar o Turismo regionalmente e equipar todo esse potencial dos municípios para que cada região seja atrativa do ponto de vista do Turismo. Organizar esse potencial e colocar na prateleira para que o Brasil e o Mundo possam consumir o que nós temos para entregar e mostrar como atrativo turístico e nós podemos fazer juntos mais rápido e vamos longe”, salientou  Lucena.

Sobre a região de São Carlos o secretário Roberto de Lucena lembrou que o Governo do Estado está trabalhando com voos a partir de Araraquara para potencializar a promoção e conexão turística com diversas regiões e disse que ainda no primeiro semestre visitará  São Carlos.

Ana Clemente, coordenadora estadual de Turismo enfatizou que o workshop do ValorizaSP valoriza o trabalho das  estâncias de governança das regiões turísticas do Estado de São Paulo e apresenta as iniciativas, projetos e ações desenvolvidos pela Setur.

“São ações nos âmbitos de promoção, estruturação, qualificação do setor para conseguir potencializar e desenvolver a atividade turística. Trouxemos também o Dadetur por conta da questão das obras e estrutura turística para tirar as dúvidas da Estâncias e Municípios de Interesse Turístico sobre os projetos que podem ser desenvolvidos, além de orientar sobre a utilização da Plataforma de Inventário Turístico e o Creditur, uma política de investimentos com vários parceiros como bancos e instituições financeiras, para que o município consiga ter uma estratégia e possa desenhar um planejamento turístico”, destacou. 

Hicaro Alonso, secretário adjunto de Turismo, acompanhado dos diretores Fabiana Nascimento (Qualificação do Turismo) e Manoel Virginio (Promoção Turística) ressaltou que a capacitação de gestores e integração com os diversos programas de gestão e financiamento turístico do Governo do Estado “são fundamentais  no fortalecimento dos mecanismos e modelagens de crédito qualificado para o desenvolvimento produtivo e sustentável de projetos turísticos. Bons projetos, conquistam apoio e obter o crédito fomenta e viabiliza a implementação das políticas públicas e dos projetos que atraem investimentos e dinamiza a infraestrutura turística”, frisa Alonso.

Para acessar os recursos do DADETUR as prefeituras devem determinar quais serão os objetos dos convênios a serem celebrados no ano, os objetos devem ser apresentados primeiramente ao Conselho Municipal de Turismo - COMTUR e, após aprovação, direcionados ao DADETUR para prévia análise e posterior aprovação do Conselho de Orientação e Controle (COC). 

Quando o COC aprova os objetos pleiteados pela municipalidade, a Prefeitura deve apresentar o projeto e demais documentos para cada um dos pleitos aprovados, explicando detalhadamente como será utilizada a verba que receberá do DADETUR. O Departamento então analisa tecnicamente cada projeto e os aprova quando estiverem de acordo com as normas técnicas e legais aplicáveis. Depois da aprovação dos projetos, os convênios entre município e SETUR/DADETUR, são assinados, pelo prefeito e pelo secretário de Turismo e Viagens do Estado. A partir daí, cabe ao município licitar e executar os convênios para que os recursos sejam liberados.

Deixe seu Comentário