
João Muller deixa Secretaria de Gestão da Cidade e Infraestrutura e assume Assessoria de Gabinete do Prefeito
O Prefeito Netto Donato anunciou na manhã desta quinta-feira (24/04), no Paço municipal, a saída de João Batista Muller da Secretaria de Gestão da Cidade e Infraestrutura que passa agora atuar diretamente no gabinete do prefeito como assessor.
Segundo o prefeito Netto Donato, a mudança visa modernizar a administração pública e acelerar a execução de projetos estratégicos para o município. “Montamos uma estrutura moderna de gestão com assessores responsáveis por setores macros da cidade. Agora, João Muller passa a ser o assessor responsável por toda a área de infraestrutura e urbanismo”, afirmou Netto.
Com a nova configuração, Leonardo Lázaro, até então adjunto, assume a titularidade da Secretaria de Gestão da Cidade e Infraestrutura, enquanto Muller atuará na elaboração e aprovação de projetos que envolvem diversas áreas do município.
O prefeito destacou a experiência técnica e o conhecimento de Muller sobre a cidade. “Não existe alguém que conheça mais São Carlos do que ele, especialmente nos aspectos de obras e infraestrutura. É uma peça-chave para que possamos avançar com os projetos que a cidade precisa”, declarou.
Netto disse, ainda, que a sua gestão tem priorizado a elaboração de projetos executivos como passo fundamental para garantir recursos junto aos governos estadual e federal. “Foi o que fizemos com os projetos da baixada do mercado. Finalizamos a administração do ex-prefeito Airton Garcia entregando o projeto dos piscinões, voltados ao combate às enchentes. Agora, damos mais um passo importante para continuar transformando São Carlos”, finalizou Donato.
João Muller agradeceu a confiança do prefeito e falou das prioridades para o município. “A gestão do prefeito Netto Donato tem como uma de suas prioridades a infraestrutura urbana de São Carlos, com foco especial na prevenção de enchentes, portanto os projetos para a construção de piscinões já estão prontos. Agora, estamos trabalhando nas questões fundiárias, licenciamentos ambientais e buscando apoio dos governos estadual, federal e até de bancos internacionais”, afirmou o novo assessor de gabinete.
Muller ressaltou, ainda, que além das ações contra enchentes, a Prefeitura também desenvolve projetos viários na região do bairro Santa Felícia. Uma das intervenções em andamento é a nova ligação viária pela saída na Rua Humberto Morasco, que conecta à Rua Otto Werner, passando pelos fundos da USP e chegando ao Shopping Iguatemi. “Essa obra está quase finalizada, faltando apenas uma faixa na Rua João Derigge e a construção de uma rotatória”, disse Muller.
Outra frente importante é o projeto de uma nova avenida paralela à Rodovia Washington Luís, que ligará a Rua Miguel Petrone ao bairro Paulistano. Nesta primeira fase, a via chegará até o Posto Graal, sendo que a construtora MRV será responsável por um trecho de 700 metros. A última etapa será a conexão até os bairros Delta e Paulistano. Segundo Muller, o objetivo é desafogar o trânsito naquela região da cidade.
PLANO DIRETOR E SUSTENTABILIDADE - A revisão do Plano Diretor também está na pauta da administração Netto Donato. Muller destacou que não se pode pensar em planejamento urbano sem considerar a sustentabilidade. “A questão ambiental está acima de qualquer negociação. Precisamos reformular as compensações urbanísticas. Algumas cidades, como Florianópolis, adotam um modelo baseado em percentual do investimento”, explicou.
Ele ainda mencionou o entrave ocorrido com a expansão urbana nos vetores definidos no último plano diretor – Santa Felícia e Água Vermelha – devido a impedimentos ambientais impostos pelo Ministério Público. A restrição resultou na valorização das poucas áreas urbanizáveis restantes no município. “Estamos contratando um projeto de ocupação da região do Varjão, a pedido do prefeito Netto, como alternativa viável para o crescimento ordenado da cidade”, concluiu.
Já Leonardo Lázaro, novo secretário de Gestão da Cidade e Infraestrutura, destacou a importância do desafio que assume, após indicação de Muller e com o aval do prefeito. Ele retorna à administração com experiência prévia à frente da Secretaria de Obras Públicas e como secretário adjunto da mesma pasta.
Com conhecimento técnico mais aprofundado na área de Obras Públicas, o novo secretário reconhece que ainda está se inteirando de outros setores da secretaria, mas se mostra confiante na integração das equipes e na gestão eficiente das demandas.
“A criação da nova secretaria amplia nosso campo de atuação. Agora contamos com o apoio dos secretários adjuntos Will Marques e André Fiorentino. O objetivo é alinhar as ações e colocar todos na mesma página para garantir que a cidade continue avançando”, afirmou Lázaro.
Entre os principais desafios apontados, Lázaro destaca a necessidade de modernização dos processos internos. “Pretendemos aplicar mais tecnologia tanto no sistema de aprovação de projetos quanto na condução das obras. Muitos processos ainda são realizados de forma tradicional, o que impacta a agilidade e a qualidade da entrega. A meta é tornar tudo mais eficiente”, disse.
Segundo ele, a modernização começa pela reformulação do chamado “caderno técnico”, documento que embasa as licitações. “Essa é uma das etapas que mais consomem tempo. Ao torná-la mais prática e digital, conseguiremos lançar as concorrências com mais rapidez, reduzindo também o risco de recursos e contestações”, explicou.
Lázaro também mencionou problemas enfrentados em gestões anteriores, como falhas em obras recém-inauguradas e empresas que não cumpriram os contratos firmados. Como resposta, a Secretaria já trabalha na contratação de uma empresa de tecnologia que fornecerá um software para gestão documental e fiscalização digital das obras.
Também participaram do anúncio o presidente da Câmara Municipal, Lucão Fernandes e os vereadores Bruno Zancheta, Dé Alvim, Fábio Zanchin, Thiago de Jesus, Gustavo Pozzi, Júlio César, Bira, Edson Ferraz e Sérgio Rocha.