Senadora denunciou o youtuber em dezembro do ano passado
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) foi mais uma autoridade a repercutir o vídeo do youtuber Felca, que denuncia a adultização de crianças e adolescentes na internet. A parlamentar afirmou que “há muito o que ser investigado nesse mercado macabro”.
Em publicação nas redes sociais, Damares citou nominalmente Hytalo Santos, ao dizer que influenciadores responsáveis precisam ser punidos.
-Esses influenciadores precisam pagar por esses crimes. Esse Hytalo foi denunciado por mim ainda em dezembro do ano passado e espero que agora, com a repercussão do vídeo do Felca, providências sejam efetivamente tomadas para frear tantas violações de direitos humanos – escreveu, nesta segunda-feira (11).
Em outra publicação, já nesta terça (12), a senadora ressaltou que já fazia alertas ao tema em 2020, quando era ministra no governo Jair Bolsonaro (PL), mas ponderou que “antes tarde do que nunca”.
– Você lembra que lá em 2020, quando ainda era ministra, alertei sobre os males da erotização de crianças e adolescentes? Lembra quando lançamos a campanha “Tudo tem seu tempo”, para frear esse ímpeto de colocar nossas crianças a iniciarem a vida sexual? – questionou.
Agora o assunto voltou, e ao contrário daquela época, há apoio a essa causa. Ainda bem. Antes tarde do que nunca – finalizou.
O vídeo postado por Felca já alcançou 32 milhões de visualizações em poucos dias.
Depois de o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), dizer que a Casa vai pautar propostas contra a adultização de crianças e adolescentes, uma proposta em especial ganhou força para ir a votação em Plenário. A proposição estabelece mecanismos para o combate de conteúdos de exploração sexual de crianças e adolescentes em ambiente digital, e também cria regulações para o uso de redes sociais e jogos online para crianças e adolescentes.