“São Carlos Acqua – Presente e Futuro” reúne autoridades e especialistas para debater soluções inovadoras na gestão da água e do saneamento
Nos dias 16 e 17 de setembro de 2025, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE), em parceria com a Prefeitura Municipal, promove a conferência técnica “São Carlos Acqua – Presente e Futuro”, no auditório do Paço Municipal, localizado na Rua Episcopal, 1575 – Centro. O evento reunirá autoridades, pesquisadores e especialistas para discutir temas fundamentais como saneamento básico, desafios ambientais e novas tecnologias aplicadas ao tratamento de água e esgoto.
A iniciativa busca ampliar o diálogo sobre a gestão dos recursos hídricos, o saneamento básico e o tratamento de esgoto, além de propor soluções inovadoras para o futuro do município e da região, e consolidar uma proposta de trabalho para os próximos 20 anos.
O professor José Galizia Tundisi, idealizador da conferência, destacou a importância do projeto para São Carlos. Segundo ele, o evento foi abraçado pela atual administração do SAAE e pela Prefeitura Municipal, estando alinhado aos objetivos de gestão integrada em áreas como educação, saúde, meio ambiente e sustentabilidade. “Esse é, sobretudo, um compromisso do SAAE para que, nas próximas duas décadas, possamos desenvolver um projeto contínuo de apoio ao sistema de sustentabilidade da água em nossa cidade. Tudo isso se conecta: água, qualidade, quantidade, preservação. É esse conjunto que deve promover a evolução de São Carlos em direção a uma gestão mais eficiente, capaz de gerar qualidade de vida, oportunidades e sustentabilidade adequada para toda a população”, afirmou.
O presidente do SAAE, Derike Contri, ressaltou a relevância da autarquia em oportunizar uma conferência que abrange diversos aspectos relacionados à questão hídrica e ao saneamento urbano. “Para o SAAE, é um orgulho integrar um projeto dessa magnitude, que reúne professores e pesquisadores de excelência em torno de um tema tão essencial. Esse esforço coletivo mostra que São Carlos está trilhando um caminho sólido rumo à sustentabilidade, à inovação e a uma melhor qualidade de vida para toda a população.”
PROGRAMAÇÃO SÃO CARLOS ACQUA
A conferência “São Carlos Acqua – Presente e Futuro” será aberta no dia 16 de setembro, às 8h30, com a presença do prefeito Netto Donato, do vice-prefeito Roselei Françoso, do presidente da Câmara Municipal Lucão Fernandes, do presidente do SAAE Derike Contri, do promotor de Justiça do Meio Ambiente e Urbanismo, Dr. Flávio Okamoto e do Prof. Dr. José Galizia Tundisi, idealizador do evento.
O ciclo de palestras terá início às 9h, com a participação, por videoconferência, da Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, Dra. Natália Resende Andrade. Em seguida, serão debatidos temas como abastecimento de água em São Carlos, controle de perdas, inovações no tratamento de resíduos e o índice de saúde hidrossanitária aplicado às cidades inteligentes.
No segundo dia, os painéis vão tratar de contaminantes emergentes, segurança hídrica e integração entre resíduos sólidos e recursos hídricos. O encerramento será marcado pela elaboração de um plano de ação para os próximos 20 anos, com foco em capacitação técnica e participação comunitária.
Com uma programação diversificada e atual, a conferência busca consolidar São Carlos como referência nacional em debates sobre sustentabilidade da água e políticas públicas de saneamento. Confira, a seguir, a programação completa do evento:
São Carlos Acqua – Presente e Futuro
Conferência Técnica – 16 e 17 de setembro de 2025
Local: Auditório do Paço Municipal
Dia 1 – Cenário Atual e Desafios Gerais
08h30 – 09h00
Abertura Oficial
• Prefeito Municipal – Netto Donato
• Vice Prefeito - Roselei Françoso
• Presidente da Câmara - Lucão Fernandes
• Presidente do SAAE – Derike Rafael Contri
• Representante do Ministério Público - Promotor de Justiça do Meio Ambiente e Urbanismo – Dr. Flávio Okamoto
• Assessor Especial da Prefeitura Municipal de São Carlos Dr. José Galizia Tundisi
09h00 – 9h30
Conferência de Abertura – “Águas Urbanas”
• Dra. Natália Resende Andrade - Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo.
09h30 – 10h00 Intervalo
10h10 – 11h10
Apresentação do Sistema de Captação, Tratamento, Armazenamento e Distribuição de Água do SAAE São Carlos
• Dra. Leila Patrizzi - Gerente de Operações de Tratamento de Água e Esgoto do SAAE São Carlos.
• Eng. Dirceu Azzolini Filho - Superintendente de Engenharia e Gestão Técnica do SAAE
11h20 – 12h00
O ambiente técnico e regulatório e o papel estratégico do controle de perdas
• Dr. Daniel Manzi - Atualmente é Professor universitário na Escola de Engenharia de Piracicaba e responsável técnico pela EXAQUA em estudos, projetos e consultorias em Hidráulica e Saneamento no Brasil e no exterior.
12h00 – 14h00
Intervalo para almoço
14h00 – 14h30
Caracterização de fármacos, edulcorantes e surfactantes em esgoto doméstico: alternativas para a remoção e degradação
• Dra. Maria Bernadete Amâncio Varesche - Professora Associada da Universidade de São Paulo.
14h30 – 15h00
Soluções Inovadoras: “Aproveitamento energético dos resíduos de processo de alimentos e bebidas e sistema de esgotamento sanitário, com ênfase em gestão pública”
• Dr. Luiz Claudio de Oliveira - Coordenador do Projeto de energia de baixo carbono – UBG (Unidade de Geração de Bioenergia), Coordenador de projetos para Reatores Anaeróbio Úmido Vertical, Fluxo Continuo, Recirculação Entre Fases e Alta Concentração de Sólidos - Tecnologia EBM.
15h00 – 15h30
Índice de Saúde Hidrossanitária: “Como o esgoto pode servir de bússola das cidades inteligentes”
• Dr. Emanuel Carrilho - Professor titular no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP.
15h30 – 15h45
Intervalo
15h50 – 16h20
ACQUA SÃO CARLOS, MMCXXV
• Dr. Eduardo Mario Mendiondo - Professor Doutor da Universidade de São Paulo na Escola de Engenharia de São Carlos, CEPID FAPESP CLIMARES (Centro de Pesquisa em Resiliência para Emergências Climáticas e Desastres) e Cátedra UNESCO de Águas Urbanas da USP.
16h20 – 16h50
Gestão da água na produção animal e cálculos de pegada hídrica
• Dr. Júlio Cesar Pascale Palhares - Pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, atuando nos seguintes temas: impactos das produções animais nos recursos hídricos, demanda hídrica das atividades pecuárias, indicadores de desempenho ambiental.
16h50 – 17h10
Debate e Encerramento
Dia 2 – Contaminantes Emergentes, Tecnologias e Capacitação
09h00 – 09h40
Integração entre Resíduos Sólidos e Recursos Hídricos: “Tecnologias para Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos no Brasil”
• Eng. João Paulo Mota – Superintendente de Negócios São Carlos Ambiental.
09h40 – 10h30
Qualidade da Água no Município de São Carlos: Avaliação de POPs e Contaminantes Emergentes no início do Século XXI
• Me. Natalí da Silva Schio – Doutoranda em Química Analítica pela Universidade Federal de São Carlos- UFSCar, no Laboratório de Biogeoquímica Ambiental (LBGqA).
10h30 – 10h45
Intervalo
10h50 – 11h30
Traçadores ambientais como ferramentas da origem e idade das aguas subterrâneas do Sistema de Abastecimento público no município de São Carlos
• Dr. Edson Cezar Wendland - Professor titular da Universidade de São Paulo.
11h30 – 12h00
Segurança Hídrica: “Mudanças globais e impactos no ciclo hidrológico dos municípios”
• Dr. José Galizia Tundisi - Assessor Especial da Prefeitura Municipal de São Carlos.
12h00 ás 14h00
Intervalo para Almoço
14h00 – 17h00
Discussão e elaboração de Propostas
• Dra. Katherine Vammen - Presidente do Comitê de Águas das Academias de Ciências das Américas.
• As águas de São Carlos nos próximos 20 anos
Plano de Ação
• Capacitação Técnica em Tratamento de Água e Esgoto: Como Construir a Participação Comunitária?