Corinthians, Cruzeiro, Fluminense e Vasco da Gama aumentam as participações com a atual edição
Após os confrontos desta semana, a atual edição da Copa do Brasil chega à reta decisiva com duelos de peso nas semifinais: Corinthians x Cruzeiro de um lado da chave, e Fluminense x Vasco da Gama do outro. Além da disputa pela vaga na grande final, a próximos duelos também chamam atenção pelo histórico dos clubes.
Isso porque, embora o que todos os clubes busquem seja erguer o troféu, a recorrência neste estágio do torneio também é um bom indicativo. A exemplo do próprio Cruzeiro, maior campeão da competição, com seis títulos, que chegou a 12ª participação em semifinal. No entanto, o Cabuloso é apenas o terceiro do ranking!
Na frente do clube mineiro, outros dois multicampeões: o pentacampeão Grêmio, semifinalista em 16 oportunidades, e o tetracampeão Flamengo, que é o recordista absoluto. O Rubro-Negro chegou a 17 semifinais da Copa do Brasil, isolado no topo da lista. Somados, os dois clubes líderes acumulam mais de 30 aparições entre os quatro melhores, por exemplo.
Aumentando o leque, o domínio do trio de frente ajuda a explicar a tradição dos clubes na competição: são 15 títulos. Além disso, o peso de paulistas e cariocas na disputa também chama atenção. Dos oito primeiros colocados, seis pertencem aos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, com Cruzeiro e Grêmio como “intrusos”.
Esse cenário histórico também se reflete na edição atual. O Corinthians chegou à sua 10ª semifinal, enquanto o Vasco subiu para nove e o Fluminense para sete participações. Palmeiras (9) e São Paulo (7) seguem entre os destaques do ranking. Já mais atrás, Atlético-MG, Coritiba e Internacional também dão as caras, com cinco semifinais cada um.
Veja o ranking de participações em semifinais da Copa do Brasil:
-
Flamengo – 17
-
Grêmio – 16
-
Cruzeiro – 12
- Corinthians – 10
-
Palmeiras e Vasco – 9
-
Fluminense e São Paulo – 7
-
Atlético-MG, Coritiba e Internacional – 5
-
Athletico-PR e Ceará – 3
-
Brasiliense, Criciúma e Vitória – 2
-
América-MG, Atlético-GO, Avaí, Figueirense, Fortaleza, Ipatinga, Juventude, Linhares-ES, Náutico, Paulista, Ponte Preta, Remo, Santo André e XV de Novembro-RS – 1
-
Botafogo, Goiás, Santos e Sport – 4