https://portalleodias.com/ Giovanne Menezes
Brasileirão terá início em janeiro, estaduais ficam limitados a 11 datas e campeonatos regionais serão incluídos no planejamento da entidade
A CBF divulgou, nesta quarta-feira (1º/10), o calendário oficial do futebol brasileiro para o ciclo de 2026 a 2029. As principais alterações envolvem a redução dos estaduais, ampliação do Campeonato Brasileiro, reformulação da Copa do Brasil e a criação de novos torneios regionais.
O Brasileirão, agora, inicia em 28 de janeiro e a última rodada está prevista para 2 de dezembro, com duração estendida em relação aos últimos anos. Já os estaduais terão limite de 11 datas, disputadas entre 11 de janeiro e 8 de março. Durante parte desse período, haverá rodadas simultâneas com o Campeonato Brasileiro. A CBF, no entanto, garantiu uma semana exclusiva para as finais dos campeonatos estaduais.
Veja a foto
Copa do Brasil
A Copa do Brasil aumentará o número de participantes: serão 126 clubes em 2026 e 128 em 2027. A final, em jogo único, será disputada em 6 de dezembro, encerrando o calendário nacional.
O local da decisão será definido por critérios como acessibilidade, infraestrutura e capacidade para receber torcedores das duas equipes. Entre a semifinal e a final, haverá intervalo de um mês para permitir planejamento de viagem dos torcedores.
O torneio terá 102 vagas via campeonatos estaduais (antes eram 80). Os 20 clubes da Série A entram diretamente na quinta fase, a última antes das oitavas de final. As outras quatro vagas serão destinadas aos campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Série C e Série D, que iniciarão a disputa a partir da terceira fase.
Novos torneios
Visando ampliar o calendário para clubes de menor expressão, a CBF vai criar novas competições regionais, que serão disputadas entre março e junho, em até 10 datas.
- Copa Sul-Sudeste: 12 clubes, com 2 vagas por estado (PR, RS, SC, RJ, SP e MG).
- Copa do Nordeste: ampliada para 20 clubes, contra 16 em 2025.
- Copa Verde: 24 clubes, divididos entre Copa Norte e Copa Centro-Oeste. Os vencedores de cada chave se enfrentarão na decisão.
Clubes que participarem de competições da Conmebol não jogarão esses torneios.
Impactos esportivos e financeiros
A estimativa é de que clubes da Série A tenham até 16% menos jogos por temporada, devido à redução dos estaduais e à entrada tardia na Copa do Brasil. A CBF calcula um investimento adicional de R$ 82 milhões em competições a partir de 2026. O número de partidas organizadas pela entidade deve aumentar 11%.
O planejamento foi feito para quatro anos, mas os dois primeiros serão mais complexos. Em 2026, a Copa do Mundo masculina causará impacto de 55 dias no calendário nacional. Já em 2027, os estádios que receberão a Copa do Mundo Feminina ficarão sob gestão da Fifa durante o torneio, o que também afeta a programação.
Segundo a CBF, os efeitos positivos da nova formatação, como a redução da sobreposição de datas Fifa e maior racionalização de jogos, deverão ser mais evidentes a partir de 2028.