https://pleno.news/ Leiliane Lopes
Paulo Figueiredo também esteve presente na reunião
Nesta quarta-feira (15), um dia antes da reunião entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado americano, Marco Rubio, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o jornalista Paulo Figueiredo foram recebidos em Washington por representantes ligados ao governo de Donald Trump.
Os dois divulgaram vídeos após o encontro, no qual afirmaram ter sido bem recebidos mesmo durante o período de paralisação parcial do governo americano. Segundo eles, as conversas abordaram a situação política no Brasil e a expectativa em torno da reunião oficial entre Vieira e Rubio.
– Continuamos sendo maravilhosamente bem recebidos. Falamos bastante sobre as nossas perspectivas sobre o Brasil, os avanços e o que ainda não avançou, especialmente em relação à anistia – disse Paulo Figueiredo.
Eduardo Bolsonaro destacou que o caráter político das negociações entre os países torna a reunião de alto nível inevitável.
– Apenas o Brasil, devido ao forte conteúdo político, terá o secretário Marco Rubio como líder negociador da questão comercial. Isso diz muito. Ficará impossível tirar a política da mesa – afirmou o parlamentar.
O deputado acrescentou ainda que os Estados Unidos “seguirão trabalhando para reduzir o poder de regimes totalitários, de pessoas que censuram e atrapalham empresas americanas”.
Também nesta quarta, o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, e o representante de comércio, Jamieson Greer, disseram que as tarifas de 50% aplicadas ao Brasil estão relacionadas a preocupações com o estado de Direito e a decisões do Judiciário que classificam como censura.
– Há sérias preocupações com o tratamento de opositores políticos e com ordens secretas de censura no Brasil – afirmou Bessent durante coletiva em Washington.
O Itamaraty confirmou que Mauro Vieira se reunirá com Marco Rubio nesta quinta (16), mas reforçou que o encontro terá foco exclusivamente comercial.
Assista: