O saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) pode acabar em março. O destino do benefício será decidido este mês em uma reunião do Conselho Curador do FGTS, órgão  vinculado ao Ministério do Trabalho e Previdência.

Até o momento, o saque-aniversário está rolando, mas este pode ser o último mês em que o saque é autorizado.

Com o benefício, o trabalhador pode sacar uma parte do FGTS uma vez por ano, no mês do aniversário. Porém, quem adota esta modalidade perde o direito de sacar o saldo total da conta se for demitido sem justa causa. O trabalhador precisa esperar 24 meses para trocar o período de saque.

Segundo o ministro do Trabalho, os trabalhadores que anteciparam o saque-aniversário com a Caixa por um empréstimo consignado ou que fizeram o pedido do saque-aniversário vão poder fazer o saque-rescisão a partir de março. Ou seja, se for demitido, o trabalhador poderá sacar o saldo, mesmo que tenha feito o saque-aniversário.

Mas o governo federal pretende acabar com o saque-aniversário. De acordo com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, o saque prejudica o propósito do FGTS, que foi criado para dar segurança financeira em caso de desemprego, ou ajudar na compra da casa própria e na aposentadoria.

A decisão sobre o fim do saque-aniversário do FGTS será tomada durante reunião do Conselho Curador do FGTS, que acontecerá ainda este mês.

 

Quem pode pedir saque-aniversário do FGTS?

Todos os trabalhadores que tem conta vinculada de FGTS, seja ela ativa ou inativa. É preciso fazer a opção de saque-aniversário junto à Caixa.

Quem não optou pelo saque-aniversário não o recebe. Sem o pedido específico, o trabalhador só poderá sacar o FGTS nas situações previstas em lei, como compra da casa própria, aposentadoria e demissão sem justa causa.

 

Qual o valor do saque-aniversário do FGTS?

O trabalhador poderá sacar uma parcela de 5% a 50% do saldo total do FGTS, dependendo do valor da quantia que ele tem. Também há a possibilidade de um saque adicional. O depósito varia de acordo com saldo que trabalhador tem na conta do fundo.



CATRACA LIVRE 

Foto: © Agência Brasil/Marcelo Camargo


Deixe seu Comentário