Próximo passo é buscar recursos para a compra de equipamentos e materiais para a unidade
A Santa Casa de São Carlos inaugurou nesta sexta-feira (17), a nova UTI (Unidade de Terapia Intensiva) NEONATAL “Airton Salvador Leopoldino”, onde serão instalados mais de 17 leitos do SUS (Sistema Único de Saúde), reforçando a referência do hospital para o atendimento de recém-nascidos.
A cerimônia de inauguração foi realizada no auditório Alois Partel, e contou com as presenças de profissionais da Santa Casa, autoridades e entidades que participaram do descerramento da placa inaugural e puderam conhecer as novas instalações.
Segundo a diretora de Práticas Assistências, Dra. Carolina Toniolo Zenatti, com a nova unidade pronta, a UTI passará a ter 22 leitos, sendo 10 de UTI Neonatal e mais 12 de cuidados intermediários, o que vai possibilitar um aumento de cerca de 50% do número de atendimentos. “Bebês que nascem prematuros, abaixo do peso ou que desenvolvem alguma patologia durante a gestação ou ao nascer precisam desse tipo de leito. Nos últimos anos a unidade manteve sua taxa de ocupação acima de 100% durante todo o ano e essa nova instalação vai ajudar muito nos atendimentos”, destacou.
As obras foram realizadas com o apoio do Grupo Bandeirantes, e para que a nova unidade comece a funcionar, será necessária a compra de novos equipamentos clínicos e de suporte, que representará um investimento de R$ 2.916.371,47. “Essa é a primeira fase de toda a obra garantida pela família Leopoldino, e agora nós vamos buscar a captação de recursos com empresas, usando incentivo do Governo Federal. Também vamos buscar recursos junto à coletividade de forma geral para conseguirmos os R$ 3 milhões para equipar toda a UTI para a ampliação no atendimento ao Sistema Público.”, disse o provedor da Santa Casa Antônio Valério Morillas Júnior.