Foi realizada nesta segunda-feira (11/12), a cerimônia de denominação da Horta Municipal de São Carlos, que a partir de agora passa a se chamar “Horta Municipal Agroecológica Djalma Nery Ferreira Filho”.

O espaço estava ocioso há mais de 10 anos e agora está sendo revitalizado. A horta Agroecológica consiste em um sistema em que a diversificação de plantas, naturais e cultivadas, é o ponto de equilíbrio, o manejo consiste em manter a diversificação do ambiente, sem a utilização de fertilizantes sintéticos ou pesticidas.

Djalma Nery, vereador e filho do homenageado disse que é um espaço histórico, bem localizado com 4 hectares ao lado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). “Uma terra excelente que agora com uma nova roupagem passa a ser uma horta agroecológica, conectada com os modelos de produção sustentáveis, orgânicos, e além de um espaço de produção de alimentos, que vai certamente ajudar na merenda das escolas e as entidades do terceiro setor. É um espaço para educação ambiental, para mostrar às pessoas que é possível produzir e preservar ao mesmo tempo”. 

O vereador disse, ainda, que no primeiro momento a ideia é revitalizar o espaço e começar com a compostagem de resíduos orgânicos, desviando esses resíduos do Aterro Sanitário e transformando em adubo, economizando recursos públicos e gerando benefício para agricultura, usando esse composto para doação para os munícipes e para o próprio uso.

“Iniciamos as primeiras experiências com canteiros de alface, tomate, rúcula, couve, para entender melhor o solo, a água, para obter uma boa produção, em fevereiro ou março com o diagnóstico da área, vamos iniciar com a produção e poder receber escolas, construir parcerias com Embrapa, UFSCar e estabelecer um ponto de encontro de ambientalistas de produção de alimentos sustentáveis”. 

O vereador encerrou sua fala falando da homenagem ao seu pai. “Essa homenagem muito me honra, me alegra, me orgulha, principalmente por trazer essas memórias e agora o compromisso aumenta, há 20 anos trabalho com o meio ambiente, por causa do meu pai, e com essa homenagem o compromisso é maior ainda, estou muito feliz, muito honrado e espero corresponder às expectativas”. 

Djalma Nery Ferreira Filho, foi um grande parceiro dos movimentos sociais e ambientalistas. Foi um entusiasta da COOPERVIDA (Cooperativa de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis), da Horta e do Horto Municipal, os quais frequentava semanalmente junto com a família, deixou um legado de serviços prestados ao município, de produção intelectual e de ativismo notórios.

Estavam presentes na solenidade os vereadores Bira, Fábio Zanchin e Professora Neusa, sendo esses dois últimos os autores da Lei que deu nome da Horta Agroecológica de “Djalma Nery Ferreira Filho”, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Nino Mengatti, o secretário de Comunicação, Leandro Severo, além de amigos e familiares do homenageado.

A Horta Municipal fica na Rodovia Guilherme Scatena, km 2,5, próximo do Parque Ecológico e da UFSCar, logo depois do Horto Municipal.

Deixe seu Comentário