A Secretaria Municipal de Obras Públicas informa que até o final de novembro serão concluídas as obras de reforma e revitalização da Praça Antônio Prado, localizada em frente à antiga Estação Ferroviária de São Carlos, um investimento de R$ 430 mil.
Entre as intervenções foi realizada a demolição de piso de concreto e alvenaria, retirada de tela galvanizada e mourões, execução de rampas de acessibilidade e canaleta de água pluvial, instalação de novas guias e sarjetas, instalada nova iluminação com lâmpadas de bulbo em LED, pintura do gazebo, piso e grelhas de drenagem, novo paisagismo, bancos em alumínio fundido com pintura eletrostática na cor preta chumbado ao chão, através de parabolt no piso, e instalação de lixeiras em madeira plástica.
“A obra da Praça Antonio Prado recebeu recentemente a instalação dos novos bancos, das lixeiras e também teve finalizada a parte do gramado. Resta ainda, a aplicação do piso tátil. Vale lembrar que a intervenção na Praça foi aprovada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT), em parceria com a Fundação Pró- Memória”, detalhou o secretário municipal de Obras Públicas, Leonardo Lázaro.
Na Praça Antonio Prado foi feita a desobstrução visual da própria Estação, com revitalização dos canteiros, bancos, troca da iluminação, o local passou por uma transformação com o objetivo de buscar o projeto inicial de 1916. A praça está dentro do perímetro histórico da cidade vinculado à Estação Ferroviária e a Fundação Pró-Memória.
De acordo com a Fundação Pró-Memória, a Praça Antonio Prado foi originada em 1884 como Praça Visconde de Rio Claro e renomeada em 1916 como Praça Antonio da Silva Prado, e tem, portanto, 108 anos de existência.
A Prefeitura também já finalizou a revitalização da Praça Paulino Carlos em frente à Catedral, da Praça dos Voluntários, implantou nova iluminação na Praça Santa Cruz e está finalizando a reforma na Praça Coronel Salles. O objetivo é revitalizar a região central, trazer embelezamento, melhorando a autoestima dos moradores, dos comerciantes e dos clientes do comércio da região central.